Fechar
MENU
SERVIÇOS
04 fevereiro 2025

Entenda o que torna o CTR o principal centro independente de testes e validação de veículos da América Latina

Entenda o que faz do CTR o principal centro tecnológico independente da América Latina.

“As pessoas que entram aqui, os engenheiros, as equipes, rapidamente entendem que estão dentro de uma estrutura que pode cobrir todas as necessidades deles. Somos uma extensão da empresa dos nossos clientes, e isso você não encontra em qualquer lugar”

Quando um novo cliente chega pela primeira vez no Centro Tecnológico Randon (CTR), localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, e se depara com a estrutura e o time especializado disponibilizado, ele entende que precisa levar pouca coisa para extrair os melhores resultados do principal centro tecnológico independente da América Latina.

 

Além da estrutura completa para validações e testes de veículos, outro segredo para o sucesso do CTR com os parceiros de negócios é o acolhimento.

 

“As pessoas que entram aqui, os engenheiros, as equipes, rapidamente entendem que estão dentro de uma estrutura que pode cobrir todas as necessidades deles. Somos uma extensão da empresa dos nossos clientes, e isso você não encontra em qualquer lugar”, conta César Augusto Ferreira, CTIO da Randoncorp, responsável pela vertical de tecnologia avançada.

 

Ser o centro de engenharia para toda a indústria automotiva é a proposta do CTR

 

O Centro Tecnológico Randon é um complexo independente dedicado a atender as necessidades de testes, desenvolvimento e homologação de todos os segmentos da mobilidade. Inclusive motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, máquinas agrícolas, equipamentos de construção, sistemistas e produtos industriais.

 

Operando como um hub de engenharia, o CTR oferece uma gama completa de serviços com uma equipe técnica especializada. São mais de 90 profissionais, incluindo engenheiros de simulação e testes, técnicos e pilotos treinados, comprometidos com a execução precisa de ensaios, sempre preservando a confidencialidade dos projetos.

 

A infraestrutura inclui áreas administrativas, salas privadas climatizadas para clientes, internet, espaços técnicos, garagens, ferramentaria para prototipagem, espaço para instrumentação, salas de engenharia de simulação e engenharia de testes, laboratórios especializados (estrutural e de segurança passiva), postos de abastecimento e carregadores elétricos.

 

O complexo conta com campo de provas com mais de 20 tipos de pistas, capazes de reproduzir diversas condições. Destaque para os 53 mil m² de área VDA (Vehicle Dynamic Area), para avaliação dinâmica, e os 1,8 mil m² de área de baixo atrito.

 

CTR foca em redução de tempo de desenvolvimento

 

Para o setor automotivo, o tempo é um fator essencial e sua economia um item valioso. Foi pensando neste cenário que o CTR aderiu ao conceito “one stop shop”.

 

Seu portfólio de serviços inclui simulação virtual, instrumentação e coleta de dados, laboratório estrutural, dinâmica veicular, testes funcionais para linhas comercial e leve, durabilidade, NVH, segurança ativa (ADAS), passiva e testes de homologação.

 

O Centro Tecnológico tem um time de engenharia para auxiliar a identificar a necessidade dos clientes, instrumentação e coleta de dados, simulação virtual, testes em laboratórios e pistas e finalizar com a validação, tudo em um só lugar.

 

“O cliente pode contar com nossa equipe de engenharia de simulação para a avaliação de seu projeto. Nossos laboratórios estão preparados para validar os resultados virtuais e confirmar rapidamente a eficácia dos ajustes propostos. Se necessário, nosso time técnico em instrumentação irá preparar o veículo ou protótipo para coletar sinais e dados precisos em nossas pistas, com o objetivo de refinar o modelo de simulação”, detalha o CTIO.

 

E todo esse processo é feito sem nunca descuidar de dois fatores que são inegociáveis: segurança e sigilo. “Sabemos quão delicado é esse assunto. E ele é parte da nossa cultura.”, afirma César.

 

Com energia verde, CTR reduz pegada de carbono dos projetos

 

No momento atual do planeta, de enorme compromisso com a agenda ESG (de governança ambiental, social e corporativa) e de demanda por redução da pegada de carbono, o CTR quer buscar bons resultados aos clientes nessas frentes também.

 

“Nosso processo de teste de validação está no caminho da mobilidade verde”, afirma o executivo.

 

O complexo conta com uma usina fotovoltaica equipada com aproximadamente 2,4 mil painéis solares, capaz de gerar 1,3 MWp (megawatt-pico). A capacidade é suficiente para atender tanto a demanda energética atual quanto a futura do CTR, incluindo o carregamento da frota de veículos elétricos dos clientes em testes.

 

O CTR também oferece testes de durabilidade de veículos acelerada em laboratório. Uma espécie de simulação de rodagem de um veículo, mas com uma redução no tempo em até 60% em relação a um teste equivalente em campo de provas. Esse formato, que utiliza energia da usina fotovoltaica, também contribui com o ciclo de descarbonização, com redução das emissões de, em média, 603 mil kg de CO2 no processo.

 

Além disso, recentemente, o CTR deu mais um passo na direção da descarbonização de seus testes de veículos. O Centro Tecnológico Randone e a Be8 firmaram parceria para oferecer a opção de um novo biocombustível que tem capacidade de substituir em 100% o diesel fóssil e antecipar ganhos de descarbonização.

 

“Passamos a contar com a disponibilização da tecnologia Be8 Bevant como mais uma opção sustentável de combustível para clientes e parceiros”, explica César.

 

Empresa brasileira em constante evolução

 

A evolução do setor automotivo não para e o CTR também não. Em 2023, o complexo anunciou investimentos, ampliando o portfólio com serviços focados em segurança automotiva, tanto ativa (ADAS), quanto passiva, já com foco nas necessidades futuras de legislação.

 

Este investimento representa um passo importante para o CTR estar preparado para o apoiar no desenvolvimento de veículos autônomos de todos os níveis, de zero a cinco, conforme a norma SAEJ3016.

 

“Estamos acostumados a ver campos de provas e centros tecnológicos no exterior fantásticos, mas o CTR não fica nada atrás, e isso é muito relevante para a indústria brasileira como um todo. Motivo de orgulho”, finaliza César.

 

Matéria redigida por Automotive Business

ACONTECE NO CTR

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES
LEIA TUDO