A indústria automotiva está sempre inovando, o que demanda também aprimoramento tecnológico, novos parâmetros e suas validações. Atenta a este movimento, as Empresas Randon entenderam as necessidades do setor para criarem o mais completo espaço de desenvolvimento, testes e homologações veiculares da América Latina.
O que nasceu em 2009 como Campo de Provas de um dos principais grupos fabricantes de autopeças e implementos rodoviários do país, hoje é o Centro Tecnológico Randon (CTR). Localizado em uma área de 92 hectares em Farroupilha, na Serra Gaúcha, o complexo, nos últimos três anos, recebeu mais de R$ 50 milhões em investimentos para se tornar uma estrutura atraente e disponível à indústria automotiva, com seus laboratórios, mais de 20 tipos de pistas e corpo técnico especializado.
“O CTR foi redesenhado para atender a diversos segmentos da indústria e teve sua visão estratégica ajustada. Identificamos a necessidade de ter nossa estrutura de pistas e laboratórios preparados para realizarem validações nacionais e internacionais”, explica Cesar Augusto Ferreira, diretor de Inovação e Desenvolvimento de Produto das Empresas Randon e diretor responsável pelo CTR.
Lá, montadoras, fornecedores e sistemistas conseguem validar e homologar desde automóveis de passeio e veículos agrícolas, até caminhões e implementos, passando pelos mais diferentes componentes automotivos e industriais. Trata-se do maior centro de tecnologia aberto da América Latina.
Mas e como fica a questão da confidencialidade? Afinal, só as pistas podem reunir 11 testes diferentes e os laboratórios têm capacidade de fazer 18 avaliações simultâneas. O CTR tem compromisso de sigilo absoluto em todas as suas atividades, para garantir a preservação de tudo o que é executado dentro de suas instalações.
Desde acesso restrito e cercado de forte esquema de segurança e uma “barreira verde” de árvores - que impede a visibilidade de curiosos e “paparazzos” automotivos -, até posto de combustíveis e pontos de recarga internos, o que dispensa a saída de veículos do CTR para abastecimento. Além disso, existem áreas de sigilo dentro do próprio complexo.