O Centro Tecnológico Randon consolida a posição de mais completo centro da América Latina para desenvolvimento e testes de veículos comerciais e leves, além de componentes automotivos e industriais. Com investimentos de cerca de R$ 16 milhões anunciados em 2023, o CTR integrou ao portfólio novos serviços voltados à segurança automotiva, ativa e passiva, além de melhorias e inovação em durabilidade acelerada para veículos completos em laboratório.
O novo ciclo contempla soluções para testes de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, conhecidos pela sigla em inglês ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). O Centro também ganhou mais um laboratório para testes de segurança passiva, com testes de ancoragem, fixação dos cintos de segurança, isofix, impacto e resistência de encostos e bancos, além de ensaios de avaliação e proteção aos pedestres, previstos para o próximo ano. Os recursos deste laboratório estão alinhados com as futuras exigências da legislação brasileira que logo entrarão em vigor.
Ambientes para testes de durabilidade acelerada também receberam investimentos. A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60% com a aquisição novos atuadores, que possibilitam a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial, contemplando até 12 atuadores em diferentes eixos de aplicação. “Com isso, é possível simular, de forma ainda mais fiel, as condições reais de utilização dos veículos e seus componentes e contribuir para o ciclo de descarbonização nos testes de durabilidade e validação de produtos” ressalta Joel Ciapparini, gerente do Centro Tecnológico Randon.
Para mostrar as novidades, o CTR promoveu um Tech Day com clientes e fornecedores de todo o país na última quinta-feira (19). Os visitantes puderam conhecer todos os recursos que o CTR oferece para a validação de produtos, desde simulação virtual até homologação, além dos novos laboratórios (estrutural e segurança passiva).
Puderam, também, conferir na pista a demonstração de testes de segurança ativa com uso de dummies (bonecos) e targets (alvos) para testes para frenagem autônoma de emergência (AEBS), alerta de saída de pista (LDWS), pilotagem automática com radar (ACC) e detecção de ponto cego.
Os serviços para desenvolvimento e homologação de ADAS, ou segurança ativa, tem como objetivo aprimorar tecnologias de condução semiautônoma - recursos que estão presentes em muitos veículos – prevenindo contra acidentes de trânsito.
O CTR é a única estrutura do país capaz de oferecer, em um único espaço, testes e homologações necessários para as linhas leve, comercial e implementos rodoviários. No ano passado, o Centro Tecnológico firmou parceria estratégica com o TÜV Rheinland, um dos principais organismos internacionais de certificações, para atendimento de validação e homologação. A presença de um escritório da empresa homologadora dentro do CTR trouxe velocidade no processo. O movimento consolidou o conceito de one stop shop.
Além do completo portfólio de serviços e da robusta estrutura do campo de provas, o Centro Tecnológico ainda conta com uma equipe técnica de engenharia especializada à disposição para as diferentes necessidades dos clientes.
“São investimentos que nos possibilitam a realização de um conjunto ainda maior de ensaios, incluindo avaliação em veículos completos. A nova estrutura trará maior agilidade no desenvolvimento e validação de novos produtos, com sensível redução de prazos e custos”, destaca o CTIO (Chief Technology Innovation Officer) da Randoncorp e executivo responsável pelo Centro Tecnológico Randon, César Augusto Ferreira.