Controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de faixa. Tais itens já se tornaram comuns quando o assunto é veículos. Os itens de auxílio ao motorista são uma realidade em todas as fabricantes em nível global, e se tornaram peça fundamental na segurança e na transformação da mobilidade.
Só que tais equipamentos semiautônomos demandam desenvolvimento e, até mais importante, aprimoramento. São dispositivos que precisam ser adaptados e validados conforme a legislação e realidade de cada região.
Porém, foi-se o tempo em que a montadora instalada no Brasil precisava demandar uma logística custosa para realizar essas homologações e melhorias. O novo investimento a ser feito no Centro Tecnológico Randon (CTR) contemplará soluções de última geração capazes de testar os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, que atendem pela sigla em inglês ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).
Dando continuidade à sua estratégia de crescimento, que contemplou investimento de mais de R$ 110 milhões no CTR nos últimos cinco anos, a Randoncorp - novo posicionamento de marca das Empresas Randon - está aportando cerca R$ 16 milhões para reforçar e ampliar a estrutura do Centro Tecnológico. Desta forma, um dos maiores complexos de testes e desenvolvimento veicular do país acompanha a evolução da mobilidade e as demandas da indústria automotiva.
“Este novo ciclo capacitará o CTR a atender as necessidades para validação e desenvolvimento de sistemas ativos e passivos de segurança. Além dos recentes investimentos em estrutura para realização de ensaios de sistemas de ESC e ABS, ofertaremos à indústria brasileira os mesmos recursos de apoio para validações dos sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) que estão disponíveis no mundo”, diz César Augusto Ferreira, diretor superintendente de tecnologia avançada da Randoncorp.
O complexo também ganhará mais um laboratório para testes de segurança passiva. Nesta nova estrutura, será possível testar ancoragem e fixação dos cintos de segurança, isofix, impacto e resistência de encostos e bancos, além de realizar ensaios de avaliação proteção aos pedestres. Os recursos deste laboratório estarão alinhados com as futuras exigências da legislação brasileira que logo entrarão em vigor.
“Estamos sempre em contato com a indústria e buscamos fazer a correta leitura das suas necessidades. Do mesmo jeito que antevemos, no ciclo anterior, que o Brasil precisaria de uma área de avaliação dinâmica adequada para todas as categorias de veículos. Agora, vamos ampliar a oferta de estrutura para as validações dos sistemas de segurança ativa e passiva”, explica César.
Os testes de durabilidade acelerada em laboratório também receberam um reforço neste novo ciclo de investimentos. A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60%, permitindo a realização de uma gama maior de ensaios incluindo avaliação em veículos completos.
Além da ampliação do laboratório, a aquisição de novos atuadores permitirá a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial. Com a utilização de diversos atuadores hidráulicos simultaneamente será possível simular, de forma ainda mais fiel, as condições reais de utilização dos veículos e seus componentes. A nova estrutura trará maior agilidade no desenvolvimento e validação de novos produtos, com sensível redução de prazos e custos.
O centro está preparado para receber todos os tipos de veículos e componentes - motos, automóveis de passeio, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas – em suas instalações, que contam com ateliês reservados para engenharias, salas de reunião e espaço técnico para preparação de veículos. Além dos laboratórios e dos mais de 20 tipos de pistas que simulam as condições encontradas nas vias e rodovias existentes no Brasil e no mundo.
O complexo ainda acena com uma equipe dedicada para cada demanda, que oferece suporte customizado e conta com engenheiros, mecânicos e motoristas. Todos altamente treinados para garantir qualidade e precisão nos serviços prestados, garantindo total sigilo e segurança.
O ganho em custo e logística para as fabricantes é quase imensurável. Muitas das montadoras instaladas no Brasil precisam se valer do complexo processo de exportação temporária para enviar seus veículos para desenvolvimento, testes e validação fora do país.
A economia de tempo, cada vez mais fundamental, também merece destaque. A validação para a adequação de um veículo leve ou pesado para transitar no Brasil pode reduzir seu tempo significativamente com o apoio dos laboratórios e da equipe do complexo tecnológico localizado na Serra Gaúcha.
O Centro Tecnológico Randon firmou uma parceria recente com a TÜV Rheinland, um dos principais organismos internacionais de certificação. A empresa terá uma base dentro do CTR para garantir ainda mais agilidade aos serviços de desenvolvimento, testes e homologações de produtos. Desta forma, o CTR reforça seu conceito de one stop shop, com todas as soluções necessárias em um único lugar.
E é por acreditar em parcerias que o centro tecnológico se apresenta como o caminho ideal para parceiros que precisam de excelência no desenvolvimento de seus produtos, sem a necessidade de investir na construção, aparelhamento e manutenção de um complexo tecnológico no Brasil.
“Nosso objetivo é apoiar a indústria brasileira. Temos estrutura e competência instalada para auxiliar no desenvolvimento, testes e validação de qualquer produto”, avisa o diretor da Randoncorp. Para nossos clientes não precisarem investir em laboratórios e pistas, criamos um ambiente compartilhado. Evitamos que invistam em um ativo que potencialmente ficará subutilizado e oferecemos nossa estrutura para apoiá-los na solução de seus desafios”, destaca o executivo.
Muito além de um campo de provas, o CTR se consagra como o mais completo centro tecnológico aberto da América Latina, com investimentos constantes, amplo portfólio de serviços e atendimento personalizado para a indústria da mobilidade.
Automotive Business – 14/06/2023