SEJA BEM-VINDO AO CTR

  • 87 Hectares

  • 20 Tipos de pista

  • 15 Quilômetros

  • 2.200m² Prédio com Laboratório Estrutural

TECNOLOGIA DE PONTA A PONTA

Criado em 2010, o CTR é um centro de testes por excelência, localizado em Farroupilha, RS, Brasil, em uma área de 87 hectares. Conta com 20 pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes tipos de pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições.

Além de garantir mais segurança, qualidade, competitividade e confiabilidade aos produtos desenvolvidos pelas empresas contratantes, o empreendimento assegura, também, total confidencialidade dos projetos testados. Possui um prédio de 2.200 m², onde abriga um atelier para preparação de veículos e um laboratório estrutural, equipado com base sísmica de 94 m², atuadores servo-hidráulicos e bancadas para testes vibracionais de alta performance.

O complexo tecnológico conta com uma equipe qualificada de engenharia, pilotos, técnicos de testes e um centro administrativo dedicados à excelência do atendimento ao cliente. Também, conta com uma estrutura própria de abastecimento para os veículos em teste, com diferentes tipos de combustíveis, a fim de garantir ao cliente maior comodidade e menor exposição durante os ensaios.

O empreendimento é licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), sendo credenciado para a realização de ensaios laboratoriais e em pistas, como o teste de Coast Down, de acordo com a norma ABNT NBR 10312/2014 e o teste de freios, em conformidade com a legislação vigente e com certificado de reconhecimento na norma NBR ISO/IEC 17025 pela Rede Metrológica. Reconhecimento que o posiciona como o primeiro Centro Tecnológico do Brasil a possuir tal certificação para este tipo de atividade, garantindo ao cliente a execução de ensaios com alta confiabilidade e segurança.

Direcionado ao desenvolvimento de soluções e homologações para o mercado da mobilidade de cargas e passageiros, o CTR está apto a coletar dados em ambientes externos, realizar correlações estruturais, avaliações dinâmicas e atuar em subsistemas veiculares dedicados ao controle de movimentos. É o único Centro de Testes da América do Sul com infraestrutura de vias, dimensionadas para 16 toneladas por eixo. A diversidade de pistas especiais, que buscam retratar os eventos encontrados nas rodovias, aliadas a pista de alta velocidade, permitem sua utilização para validação, testes e homologações de veículos de passeio, veículos comerciais, ônibus, semirreboques, motocicletas e equipamentos da linha agrícola.

Como chegar ao campo

Abrir no Google Maps