Centro Tecnológico Randon conquista certificação do INMETRO inédita no Brasil para pistas abertas ao mercado

O Centro Tecnológico Randon (CTR) agora está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para a realização de ensaios voltados à determinação das curvas de força resistiva ao rolamento em veículos leves, como carros de passeio e utilitários. A homologação é a única do Brasil para pistas abertas ao mercado.

Os ensaios de Coast Down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento do veículo em episódios de desaceleração livre em pistas de rolamento. Os resultados obtidos no teste, que elabora um gráfico de força resistiva à velocidade do carro, servem como parâmetro para calibração de dinamômetros e dados de projeto, além de nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho do automóvel em trechos urbanos e rodoviários. 

Para se alcançar resultados satisfatórios, o ensaio de Coast Down exige condições bastante específicas, como: reta com 0% de inclinação (essencial para que a rolagem do veículo não sofra interferência por agentes externos ao pavimento), estrutura de oficina para instrumentação e preparação dos automóveis e posto de combustível, instalações de suma importância para que as condições dos veículos estejam controladas, garantindo a confiabilidade do ensaio.

“É uma grande conquista para o CTR, que passa a oferecer aos seus clientes um teste acreditado pelo INMETRO, atestando a execução, controles de operação e a confiabilidade dos resultados. Vale lembrar que o controle e a redução dos níveis de emissão são considerados cada vez mais importantes pelos consumidores e estão sob grande atenção dos governos”, explica diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira. 

Ao todo, foram 18 meses de preparação, ajustes de sistemas de gestão da qualidade, metodologias de cálculo de confiabilidade, tanto de aquisição quanto do tratamento de dados até a obtenção da homologação. O processo de acreditação demandou dedicação exclusiva de um time de pilotos e engenheiros, que trabalharam na elaboração dos procedimentos, metodologias e critérios para execução dos ensaios.

COMPARTILHE

VEJA TAMBÉM

Marcopolo e Empresas Randon ampliam parceria no CTR

Saiba mais

Centro Tecnológico Randon surge como evolução do maior empreendimento independente na América do Sul

Saiba mais

Randon e Marcopolo fazem parceria tecnológica com foco em inovação

Saiba mais